Biodiversidade e Parques Eólicos em Portugal – Apresentação do Livro

12 de Agosto de 2021
LEIA EM: 4 MIN.
Blog

Na semana passada, dia 18 de janeiro, reunimos (com o apoio da Springer) alguns dos mais conceituados especialistas ambientais (nacionais e internacionais) para apresentar o nosso livro “Biodiversidade e Parques Eólicos em Portugal”.

Nossos palestrantes convidados foram:

  • Johann Köppel , professor e chefe do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Planejamento Ambiental do Instituto de Tecnologia de Berlim (Alemanha). A apresentação do Dr. Köppel foi intitulada: “Compreendendo o problema: energia eólica e problemas ambientais” (ler resumo);
  • A nossa Joana Santos , Ecologista e Especialista em Ecossistemas Terrestres,

falou sobre: ​​“Avaliando o problema | Três visões diferentes (Reino Unido/PT/África do Sul)” (ler resumo);

  • Roël May , Cientista Sênior de Pesquisa do Instituto Norueguês de Pesquisa da Natureza (NINA), apresentou-nos “Soluções para uma gestão sustentável” (ler resumo);
  • Sara Vieira , Chefe de Unidade da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, falou sobre “Parques Eólicos em PT – a percepção das autoridades (APA)”.
  • António Sá da Costa , Presidente da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, e Vice-Presidente da EREF – Federação Europeia de Energias Renováveis, trouxe-nos o tema: “Parques Eólicos em PT – a percepção dos promotores (APREN)”;
  • E, por último, Alvaro Cardenal Camiña , Especialista Ambiental da Corporação Financeira Internacional, apresentou: “Instituições Financeiras e Parques Eólicos”.

Seguindo os pontos de vista trazidos por esta equipe de especialistas, chegou a hora da apresentação do nosso livro.

“Biodiversidade e Parques Eólicos em Portugal” apresenta uma revisão do estado da arte sobre as interações entre a biodiversidade e o desenvolvimento da energia eólica, focada na realidade portuguesa. O volume aborda as particularidades dos procedimentos de avaliação de impacto em Portugal, contrastando-os com as práticas internacionais e apresentando as suas principais conclusões, abrangendo os seguintes temas mais abrangentes:

i) avaliação da dinâmica espacial e temporal da vida selvagem afetada pelos parques eólicos, incluindo aves, morcegos e mamíferos terrestres (em particular a população de lobos portugueses);

ii) as metodologias utilizadas para avaliar os impactos causados ​​por este tipo de desenvolvimentos na biodiversidade;

iii) as metodologias de melhores práticas para implementar uma abordagem de gestão adaptativa para conciliar biodiversidade e parques eólicos.

O conhecimento apresentado neste livro foi reunido através das atividades de investigação e desenvolvimento executadas pela empresa Bioinsight (antiga empresa Bio3) durante os últimos 13 anos, e parcialmente financiado pelo projeto de I&D “Soluções integradas para a gestão da biodiversidade em parques eólicos: reduzir e compensar aves e mortalidade de morcegos” (sigla: Wind & Biodiversity), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro).

Este volume preenche uma lacuna na literatura, fornecendo insights sobre as melhores práticas para instalar e gerir um parque eólico do ponto de vista da gestão da biodiversidade, ao mesmo tempo que estabelece um compromisso entre a sustentabilidade económica e a conservação da biodiversidade.

Miguel Mascarenhas, gestor da Bioinsight, teve a honra de apresentar “Biodiversidade e Parques Eólicos em Portugal”.

Vale destacar alguns pontos que a apresentação de Miguel nos traz. Em primeiro lugar, o livro é o culminar da experiência da nossa empresa até agora no campo da energia eólica, com 280 projetos nos últimos 10 anos. Nossa experiência foi fator determinante no convite da Springer para escrever este livro.

Vale ressaltar também que a Bioinsight não está arrecadando nenhuma receita com a venda do livro. Fizemos este investimento, com comprometimento de tempo e recursos humanos, porque como “um dos acionistas, precisamos inspirar outras pessoas”, como outras pessoas nos inspiram. Nas palavras do Miguel, “para que as pessoas possam discutir, penso que é importante colocar [o nosso conhecimento] abertamente”, e esta foi a principal motivação para aceitar este desafio.

O livro em si é um repositório do trabalho e do conhecimento de muitas pessoas com uma formação muito rica, e não apenas daquelas cujo nome está em cada capítulo. A experiência de muitas pessoas permitiu explorar diversas áreas, no que diz respeito ao equilíbrio entre ambiente e parques eólicos.

Miguel terminou a sua apresentação com um desafio: fazer com que outras pessoas leiam o livro, critiquem-no e escrevam novos livros, contribuindo continuamente para enriquecer o nosso conhecimento coletivo sobre as interações entre a energia eólica e a biodiversidade.

Contamos com a sua contribuição para solidificar este compromisso entre a sustentabilidade económica e a conservação da biodiversidade.

compartilhar

 [ngd-single-post-view]

Por meio de seus artigos na Bioinsight & Ecoa, se dedica a aumentar a conscientização ambiental e a inspirar mudanças positivas em prol do nosso planeta.

O que você acha?

notícias

Explorando Novos Horizontes